Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Vamos ficar sem costa? (da caparica)

Colocado pelo Instituto da Água
Marés destroem reforço das dunas na Costa da Caparica
01.01.2007 - 18h52 Lusa



O reforço das dunas nas praias do Norte, na Costa da Caparica, feito pelo Instituto Nacional da Água (Inag), foi destruído pelas marés-cheias de ontem e de hoje, alertou o presidente da junta de freguesia local.

António Neves disse que as condições do local estão "exactamente como estavam há três semanas", ou seja, com 16 metros de cordão dunar destruídos.

O autarca alertou também para o perigo de o mar "avançar ainda mais" depois de amanhã e a 11 de Janeiro, dias em que haverá "uma mudança de luas que poderá modificar as marés".

Para António Neves, a solução deverá passar por "uma obra definitiva da defesa costeira da Costa da Caparica", caso contrário "o mar vai galgar o que resta do cordão dunar".

O Inag iniciou as obras de recuperação da zona no dia 10 de Dezembro, depois de o mar ter ameaçado o parque de campismo do Inatel, habitações e bares de praia.

Na altura, o presidente do instituto, Orlando Borges, disse que o preenchimento das dunas com areia das praias seria "a opção ideal nesta situação de emergência".

Esta intervenção seria concluída a partir de Março com o preenchimento das praias com três milhões de metros cúbicos de areia. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisa personalizada