Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Turquia na EU?

 Pergunta: Que acham da entrada da turquia para a União Europeia?


Quem se lembra da Ucrânia ter deixado de pagar o Gás importado por eles à Russia? esta cortou o abastecimento ucraniano de gás ficando este país ficando á mercê de um inverno rigoroso como é caracterisco naqueles países.
A Uniao Europeia como sempre defende os mais fracos ficando do lado dos mais fracos, desta feita a russia nao gostou e decidiu diminuir o fluxo de gás fornecido à europa central e de leste.

Como todo sabem, a europa toda vive com energias importadas da asia ocidental e africa do norte. no caso de portugal argélia, no caso da alemanha, grécia entre outras potencias pertencentes à união europeia utilizam esse mesmo gá proveniente da russia.

Por esta feita a união europeia ficaria com os pés cortados pois nao teria energia para as suas industrias. A russia tendo o maior deposito mundial de gás natural onde recorreria a união europeia?

a uniao eropeia tem um progecto a medio prazo de ter 60 % do território abrangido por energias alternativas mas nao tem qualquer politica a curto prazo. portanto teria que se arranjar uma outra forma de abastecimento de qualquer tipo de petro refinado para converter em energia electrica e térmica. portanto analisando as coisas a segunda maior reserva mundial, o kasaquistão, exactamente, o país que foi contestado no filme "Borat" de Alig este país que aparentemente não tem riqueza economica, tem o segundo maior deposito de gás natural.

Pronto, querendo dar uma lição de geografia o kazaquistão fica perto do mar adriatico. De modo a passar o gasoduto, pois por onde ele pode passar?

pelo mar adriatico? a russia nao deixa
pela turquia? a turquia e a russia que têm o poder sobre a passagem pelo mar adriatico não deixam

que se pode fazer? convida-se a turquia para a união europeia, financia-se o governo de ancara de modo a termos energias até termos os tais 60 % ou mesmo a totalidade da união europeia a utilizar energias alternativas e renovaveis, até termos um desenvolvimento sustentável. depois como quem come a carne come os ossos.
Depois desse tempo o que se faz deixa-se a turquia a absorver os subsideos gerados pela nossa economia? a questão do chipre será mesmo real ou apenas uma fachada da comunidade europeia?


nao sei e pode-se mesmo achar que eu tenho a mania das conspirações.

Pois sabem, a menos de 2 semanas do natal a uniao europeia iniciou um periodo de reuniões extra para resolver o mais depressa o possibel o problema do chipre e consideram que o inicio de conversações do governo da turquia e chipre era o necessário para a turquia poder entrar para a EU.
Eu penso que reuniões extraordinarias nao sao executadas so por acaso. sabem quando é que esse corte de gás vai ser executado pela russia? dia 1 de janeiro de 2007. pois é, se não qual seria a pressa de querer a turquia na união europeia?

Li á pouco tempo no "The Wall Sreet Journal"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisa personalizada