Número total de visualizações de páginas

domingo, 18 de março de 2007

Índice de Massa Corporal

Estatura (mulheres)= (2,02 x altura do joelho- calcanhar (cm))- (0,04x idade (anos))+ 64,19
Estatura (homens)= (1,83 x altura joelho- calcanhar (cm))- (0,24 x idade (anos)) + 84,88

Índice de Massa Corporal
Este indicador antropométrico também é um instrumento extremamente útil do ponto de vista clinico. Este indicador permite obter uma avaliação simples do nível de adiposidade , tendo em conta a relação peso/altura. É utilizado como indicador da gordura corporal e/ou peso corporal desejável (Sussman et al, 2001). De acordo com Fuller et al, citado por Stratton (2003), o Índice de Massa Corporal é uma medida simples e reprodutível. No caso de obter um valor abaixo de 18,4, então temos uma situação de magreza e logo de maior risco de desenvolvimento de úlceras de pressão, entre outras situação também adversas. Encontra-se altamente correlacionado com a gordura corporal. De acordo com Sussman et al (2001), um indivíduo com um índice de massa corporal ≤ 21 com perda involuntária de peso corporal torna-o um paciente em risco de desenvolvimento de úlceras de pressão.
Prega cutânea
Método indirecto para estimar a gordura corporal total do organismo, através da utilização de fórmulas que usam os dados recolhidos na medição das pregas cutâneas. Este método não implica material caro, grandes espaços físicos, assim como fornece resultados imediatos. As pregas cutâneas mais utilizadas são a prega cutânea tricipital e bicipital.
Avaliação da massa não gorda
De acordo com Rego et al (2003), a massa gorda é constituída por uma mistura de água, proteínas e minerais, servindo o músculo de principal reserva proteica. Esta avaliação pode fornecer uma indicação bastante útil nas indicações relativas ás reservas proteicas.
A avaliação é realizada através da circunferência do braço, sendo que esta avaliação é realizada no ponto médio entre o acrómio e o olecrânio, do braço não dominante, com uma fita métrica não extensível de largura inferior a 10mm, sendo a medida ao milímetro. Através desta avaliação é possível avaliar estados de má nutrição proteica-calórica e o tamanho de massa muscular, como indicador de reservas proteicas do organismo.


dedicado a uma certa personagem este post :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisa personalizada